Devagar chegarei Aqui

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Organização e emagrecimento

Organização é tudo!

Quando não conseguimos nos organizar tudo vai mal, e principalmente seu corpo acaba incorporando isso, sua confusão mental e isto se mostra no excesso de peso.

Tudo o que somos hoje são as escolhas anteriores que fizemos e isto inclui não tomar as rédeas da situação antes dela piorar, de ver a desordem se instalar em nossa vida e dizer:
"- ha deixa pra lá! Daqui a pouco me organizo novamente".

E não dá uma parada para pensar, respirar, analisar, organizar o caos que já se instalou e tudo vai piorando, virando uma bola de neve e você vai ficando cada vez mais ansiosa, mais agitada, estressada, depressiva, com peso cada vez maior.
Aí vem a preguiça de descer antes do ponto e passar no hortfrutti e comprar coisas saudáveis, de fazer uma lista com opções melhores para saúde, de nunca ter tempo para fazer um exercício simples, etc.
Então começamos a gostar cada vez menos do que nos tornamos, nos afastamos de tudo e de todos, ficando sempre mais solitária, angustiada, chateada, pensando no que queremos, mas não agimos para mudar a situação.
A solução para a mudança esta em nós, somente nós podemos tomar as rédeas da nossa vida, organizá-la da maneira que queremos.

Eu gosto muito de ler blogs sobre reeducação alimentar, muitas pessoas maravilhosas e vitoriosas por aí que em um gesto generoso decidem compartilhar suas batalhas, medos, inseguranças, tropeços, vitórias conosco.
Hoje ao visitar o blog da Vânia San (uma moça que vai eliminar 30 kilos) e esta fazendo um manual do emagrecimento "passo a passo" sobre esta caminhada, e o post que li hoje é o passo 8, façam uma visita.

Manual de Emagrecimento
Passo 1 - Acreditar
Passo 2 - Paciência
Passo 3 - Auto-estima
Passo 4 - Motivação
Passo 5 - Objetivo
Passo 6 - Fazer
Passo 7 - Persistir
Passo 8 - Reorganizar a Vida

Na busca de ajuda por qualidade de vida, organização, transformação, encontrei o site Deusario e o grupo do Projeto Deusas que tem colmo lema:
“Crie seu destino e construa sua vida“.
Nesse grupo, nós contamos nossas metas, compartilhamos nossos progressos, pedimos ajuda, damos e recebemos apoio quando for necessário. E, acima de tudo, comemoramos nossas vitórias!

Quando você estiver desanimada, o grupo lhe dará ânimo; se tiver problemas, receberá idéias, sugestões e dicas de soluções; quando estiver se deixando levar pela preguiça e/ou pela inércia, o grupo lhe dará um belo chute no derriére, para que você comece a caminhar de novo.
Já me ajudou a enxergar que eu não tinha nenhuma meta, que minha vida estava uma desorganização terrível e que eu precisava urgentemente reconstruir minha vida e comecei o blog para me ajudar a clarear as idéias.

Conheci também o site Fylady (em inglês) e pelo que eu entendi uma moça chamada Marla Cilley disponibiliza um sistema de organização chamado de FLY (Finally Loving Yourself ) para nos ajudar a sermos mais organizadas com as tarefas de casa, com a família e com nós mesmas, para organizar nosso dia e principalmente nossa vida e conseqüentemente termos mais tempo para nós podermos nos mimar, lendo um livro, visitando as amigas, namorando, cuidando de nossa beleza e fazendo coisas que realmente nos alegram. Como o site é em Inglês, eu fiz pesquisas por aí e achei o grupo Flybabies, no yahoo.

É um grupo para dividir as experiências de quem conhece o Sistema Fly e fala Português.
No grupo estão reunidas FLYmigas que querem trocar experiência sobre o funcionamento do Sistema FLY Lady - a treinadora on line de Organização do Lar...
Porém - PRESTE ATENÇÃO - A Vida de Uma Mulher é mais do que CUIDAR DA CASA -
A mulher tem que aprender a estar bem com ela mesma, para poder estar bem com todos... Somos vizinhas, podemos assim trocar idéias sobre finanças, receitas, filhos, relacionamentos...
Visite a página da FLY Lady (www.flylady.net)- é através dela que nós seguimos o Sistema e usamos o material do site para isso, porém, chamando de novo a ATENÇÃO que a pessoa mais importante e que você aprende a cuidar é VOCÊ MESMA!!!

E conhecendo as Flymigas eu pedi uma dica a Grazi, que implementando o Sistema Fly conseguiu emagrecer e passar do manequim 50 para o 44 em um ano e recebi a seguinte reposta:

Vivi - acho que sempre é valido retomar esse assunto. Ainda mais com as promessas de fim de ano.

Primeiro passo - Persistência - resolvi que iria emagrecer, uma busca que iniciou em 2007, passando de médico em médico até que algum me falasse o que queria ouvir: - que todo meu esforço em emagrecer nunca daria resultado pq eu tinha um problema fisiologico. [Sabia que tinha algo errado, foram tantas tentativas]

Segundo Passo - Comprometimento - me compremeti a seguir os passos que os médicos [a essa altura já eram 3 depois 4] me indicaram.- fiz muita pesquisa em sites cientificos.- mudei de vida total.- a organização me ajudou e motivou muito.

Terceiro Passo - Paciência - muita, mas muita paciência - os resultados não são rápidos principalmente pq temos que fazer uma transformação mental... - nesse momento vc desobre quem são seus verdadeiros amigos, tem gente que te apoia e tem gente que te boicota.

O que eu fazia regularmente era ir a feira, aqui tem uma barraca otima que ja vende tudo higienizado e em pequenas porções... comprava o que imaginava que iria usar e comia muuuuuuuuuita salada e legumes. Para o próximo ano pretendo retomar essa situação - fora a economia.
Algo que preciso implementar que ainda não consegui - é a atividade física. Não consigo regularidade nesse aspecto.
Tem algumas dicas no meu blog - no tag emagrecimento... mas vamos conversando - se quiser tiro as dúvidas. Dia 1 de dezembro fez um ano que comecei.... e la se foram uns 17 quilos.... varia muito por conta do periodo menstrual. Grazi

Então é isso, para organizar sua vida é necessário ter paciência, persistência, comprometimento, amar a você mesma, criar seu destino e construir sua vida, não só para emagrecer, mas todo o restante, para termos uma vida saudável esteticamente, financeiramente, psicologicamente...

Façam uma visita aos blogs, sites e grupos que citei vocês irão gostar muito.

Um ótimo final de semana para todos.




3 comentários:

Grazi disse...

Vivi
Amei que vc colocou minha resposta no seu blog... adoro compartilhar [talvez por isso seja professors - risos]
Nem cheguei a fazer uma revisão ortográfica... mas ta valendo se alguém achar algum erro não repare...
No Flymigas/Flybabies - não temos nenhum tipo de frescura... é só contar quem escreveu que ta tudo certo.
Ah vou por um link do meu blog p/ o seu... costumo fazer isso com que publica meus textos... super beijo e bem-vinda.

Palmira Margarida disse...

estou te seguindo e será um grande incentivo, tenhoq ue perder 22 quilos. O mais dificil para mim é a auto-estima...eu simplesmente nnao sei o que é isso.
Estou desempregada, gorda ...enfim...tá na hora de mudar
bjos.

Roseli Gomes disse...

Boa Tarde!!
Te achei e confesso, foi o assunto que abordou sobre o que significa emagrecer de forma mais completa possível, parabéns