Devagar chegarei Aqui

terça-feira, 24 de março de 2009

Atitudes simples para ajudar a segurar a vontade de comer

Gosto muito de ler e estou sempre procurando dicas e truques que possam me ajudar a controlar as emoções, vontades de atacar a geladeira, abaixo coloco alguns que estou aprendendo e colocando em prática no meu dia, estão me ajudando e vou tentando incorporá-los e usar com regularidade.

Água, respiração, telefone, temos mais aliados do que imaginamos para segurar aquela vontade incontrolável de comer.

Alguns truques simples para nos ajudar a manter os desejos sob controle, pelo menos até a próxima refeição

1. Água:
A água pode ser uma grande amiga quando você quer despistar a vontade de comer. Às vezes, a falta de hidratação é entendida pelo nosso cérebro como fome e beber um copo de água pode hidratar o organismo e desaparecer com o desejo por comida.
Outra vantagem é que a água enche o estômago, dá uma sensação de saciedade e diminui a vontade de comer. Se, mesmo sabendo disso, você acha a água uma bebida muito insossa, experimente aromatizá-la.
"Use hortelã ou alecrim fresco que são ervas nada calóricas emuito refrescantes", Basta colocar um ramo limpo da erva escolhida em um litro de água e deixar na geladeira até o dia seguinte. Depois é coar e beber. aqui no blog tem outras receitinhas de como aromatizar e saborizar a água

2. Legumes:
Os alimentos crus também dão uma bela forcinha quando a idéia é segurar a fome. Aliás, alimentos sólidos satisfazem mais do que os líquidos. Sempre que puder, abuse das verduras e dos legumes crus.
Mas os legumes não precisam ser ingeridos apenas nas refeições principais. Eles podem ser seu lanchinho durante o dia.
Você fica satisfeita por mais tempo e demora mais para comer. Minicenoura, tomate-cereja e pepino até podem ser levados para o trabalho e são pouco calóricos. Uma cenoura média (50 g) tem 25 calorias e um pepino pequeno em rodelas ou em palitos apenas 8 calorias.
Quando estou em casa final de semana e sinto vontade de comer algo fora de hora e já comi uma fruta ou bebi um iogurte, eu corto pepino ou cenoura em palitos finos e vou comendo os palitinhos, ou corto um tomate em 1/4, pingo uma gota de azeite, ou corto metade do tomate retiro a semente fazendo um buraco recheio com ricota ou queijo minas, peito ou blanquete de peru.

3. Não se reprima:
Deu vontade de comer algo especial e um pouquinho mais calórico? Coma. Se exagerar, compense no dia seguinte. É melhor comer um alimento desejado com moderação do que ficar cheia de desejos e insatisfação o que pode desanimar qualquer um a continuar na dieta.
Mas nunca fique muito tempo sem comer ou em jejum. Se você fizer isso, abrirá uma brecha para a hipoglicemia (queda de açúcar no sangue) e a compulsão a comida ficará incontrolável. Eu já comentei sobre isto no tópico concessões no processo de emagrecimento.

4. Sentidos à mesa:
Aprenda a comer com todos os sentidos. Parece loucura? Mas não é. Ao pegar uma fruta, por exemplo, sinta seu aroma e sua textura antes de morder. Ao mordê-la mastigue devagar sentindo seu sabor. Ouça o barulho que o alimento faz na sua boca.
devemos estimular os sentidos, valoriza o alimento que estamos ingerindo ter uma degustação cheia de prazer. Por isso nada de comer enquanto está no carro, ao telefone ou vendo televisão.
Ao fazermos a refeição junto com outra atividade nem percebemos o que estamos comendo e o risco de exagerar – sem nenhum prazer – é maior.

5. Frutas secas na bolsa:
Para tapear a fome é ter sempre à mão, na bolsa ou na gaveta do trabalho, um saquinho com frutas secas como ameixa (10 unidades têm 200 calorias), damasco (10 unidades têm 260 calorias) e uva passa (uma colher de sopa cheia tem 60 calorias) além de gostosas, essas frutas são energéticas e cheias de fibras, o que aumenta a saciedade e ajuda a chegar bem até a próxima refeição, mas não exagere, pois são calóricas. Se a fome é pequena basta uma porção com três unidades.

6. Precisa de um docinho?
Se a sua fome vem com um desejo quase incontrolável de açúcar, opte por alimentos adocicados, mas que não comprometam a dieta. Bata no liquidificador um iogurte desnatado (200 gramas) com duas ameixas sem caroço ou com dois damascos secos, que – acredite! – só têm 100 calorias ou um iogurte desnatado misturado a duas colheres de suco em pó diet do seu sabor preferido. Misture bem e consuma apenas 75 calorias. Mais fácil ainda é comer dois biscoitos do tipo água e sal com duas colheres (chá) de geléia dietética (75 calorias), acompanhadas de seu chá preferido. opções rápidas, saudáveis e capazes de dá uma ajuda no controle do desejo por doce.

7. Chazinho calmante:
Sentindo fome entre as refeições, tome chá frio de melissa ou camomila, calmantes naturais, a fome pode estar ligada à ansiedade e esses chás ajudam a controlá-la.

8. Biscoitos:
Prefira os integrais, se estiver enjoada das barras de cereais, cada vez mais doces, com mais flocos de arroz e com menos frutas? Pois aposte na enorme variedade dos deliciosos biscoitos integrais. Se você adora doce, há dezenas de lançamentos com sabores diferentes.
Para não correr o risco de comer o pacote todo de uma vez, compre potinhos plásticos e leve na bolsa porções de quatro a seis biscoitos, para não ultrapassar as 100 calorias.
Uma dica - se você sabe que terá um evento à noite, abuse da salada verde durante o dia, mas misture a ela algum biscoito integral picado para substituir outros tipos de carboidratos

9. Corra para o telefone, computador, livro, etc:
Tendo dúvida se está ou não com fome, desvie o foco da comida. Beba água, leia uma revista, navegue na internet ou apenas converse com uma amiga. Olha só que bom: você fica por dentro das notícias e coloca o papo em dia.
Assim, a vontade de comer vai diminuir e até passar sem que você ataque aquele pacote de biscoito de chocolate recheado que está na cozinha.

10. Respiração poderosa:
Sabia que um exercício bem simples de respiração pode nos ajudar a diminuir a sensação de fome? Feche a boca, deixando os lábios entreabertos, e encoste a ponta da língua na parte interna dos dentes. Em seguida, inspire pela lateral da boca e expire pelas narinas. Repita esse exercício por três minutos, algumas vezes ao dia. A respiração está ligada às emoções e com esse exercício você relaxa e sente uma sensação de refrescância na boca. Você se equilibra e sente um profundo bem-estar. Assim pode perceber se está com fome ou se é ansiedade e gula e começar a conhecer melhor suas emoções.

10 comentários:

Meninas de Pantufa disse...

Olá..
amiga adorei as suas dicas.... essa de correr para o computador é o que mais faço.......
e tb quando bate aquela vontade de comer algo GOSTOSO..rssss... como sim.. um pouco, agora se ESTIVER MUITO GOSTOSO como mais um pouquinho....rsssss... no dia seguinte fico com café com adoçante para ir queimando calorias...rsss

beijos.........


www.meninasdepantufa.blogspot.com

Sane Almeida disse...

oi Viviane, vc poderia me passar seu email?
sanealmeida2007@hotmail.com
ou deixar no meu blog.
bjks

Anônimo disse...

[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Cheats[/url] provides you with a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-money-maker/]Club Penguin Money Maker[/url] that permits you to gain a lot of coins in Club Penguin.
[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Codes[/url] also gives you [url=http://cpcheat.org/club-penguin-trackers/]Club Penguin Trackers[/url] such as a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-aunt-arctic-tracker/]Club Penguin Aunt Arctic Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-cadence-tracker/]Club Penguin Cadence Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-gary-tracker/]Club Penguin Gary Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-band-tracker/]Club Penguin Band Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-rockhopper-tracker/]Club Penguin Rockhopper Tracker[/url], and a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-sensei-tracker/]Club Penguin Sensei Tracker[/url].
Finally,[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Codes[/url] provides you with [url=http://cpcheat.org/club-penguin-bots/]Club Penguin Bots[/url] and [url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Mission Cheats[/url] and [url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Coin Cheats[/url]

Anônimo disse...

China and Russia put the blame on some screwed up experiments of US for the earthquake that happened in Haiti.
Chinese and Russian Military scientists, these reports say, are concurring with Canadian researcher, and former Asia-Pacific Bureau Chief of Forbes Magazine, Benjamin Fulford, who in a very disturbing video released from his Japanese offices to the American public, details how the United States attacked China by the firing of a 90 Million Volt Shockwave from the Americans High Frequency Active Auroral Research Program (HAARP) facilities in Alaska
If we can recollect a previous news when US blamed Russia for the earthquake in Georgio. What do you guys think? Is it really possible to create an earthquake by humans?
I came across this [url=http://universalages.com/hot-news/what-happened-in-haiti-is-it-related-to-haarp/]article about Haiti Earthquake[/url] in some blog it seems very interesting, but conspiracy theories have always been there.

Anônimo disse...

In today’s rocky economic climate, most households are cutting back wherever they can. I too faced the problem and wated to cut down on
cable tv, I tried P2P, but then not impressed with it. I started collecting ways to watch my favorite tv shows online.
I have listed then in my blogspot, I try to cover as many tv shows and matches as possible, to help others like
me to watch their favorite sports or tv shows online for free.

But my list is not complete, I don't know where to find some international shows, for sports you have numerous resources, Can someone here help me with that?
Please tell me you favorite shows that you watch regularly and also some ideas to cover them. If you need to know the shows that I cover, then visit my blogs

[url=http://tvshows-watch-online-blogspot.com]Watch Online TV Shows for Free[/url]
[url=http://tv-shows-watch-online-blogspot.com]Watch Online Sports for Free[/url]

Anônimo disse...

looking an eye to ed drugs? [url=http://www.cahv.org]buy viagra online [/url]and enjoy free shipping at http://www.cahv.org . another good place to [url=http://www.kiosknews.org]buy viagra online[/url] is www.kiosknews.org .

Anônimo disse...

[COLOR="Red"][B]Click on the pictures to view in full size[/B][/COLOR]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=12779][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/media/32/Asin-80.jpg[/IMG][/URL]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=7237][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/media/32/Asin-71.jpg[/IMG][/URL]


[url=http://www.wallpaperhungama.in/cat-Asin-32.htm][b]Asin Hot Wallpapers[/b][/url]

Photo gallery at t WallpaperHungama.in is dedicated to Asin Pictures. Click on the thumbnails for enlarged Asin pictures, personal photographs and debarring photos. Also check out other Pictures Gallery representing Squeaky quality and High Acutance image scans, film captures, cinema promos, wallpapers, hollywood & bollywood pictures, photos of actresses and celebrities

Anônimo disse...

like gambling? care las vegas? missing the all firsthand [url=http://www.casinolasvegass.com]casino[/url] las vegas at www.casinolasvegass.com with on the other side of 75 up to rendezvous manumit [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino[/url] games like slots, roulette, baccarat, craps and more and attain a pre-eminence in auspicious notes with our $400 cost-free bonus.
we be persistent unbroken wagerer games then the finished the hill online [url=http://www.place-a-bet.net/]casino[/url] www.place-a-bet.net! few more free casino games and free [url=http://www.2010-world-cup.info]casino bonus[/url] you can find at the 2 new [url=http://www.buy-cheap-computers.info]casino[/url] guides : www.2010-world-cup.info and www.buy-cheap-computers.info .

Anônimo disse...

Witam doszedlem do wniosku ze ta strona jest najlepsza jezeli chodzi o [url=http://www.youtube.com/user/kredytstudencki]kredyt studencki[/url].

http://identi.ca/kredytstudencki

Anônimo disse...

Online guitar lessons are a great way to learn guitar. Cheaper and more convenient than private studio lessons, the technology is now at a point where the difference in quality is nonexistent and actually has many advantages.
[url=http://www.goarticles.com/cgi-bin/showa.cgi?C=2514060]Online Guitar Lessons[/url]