Devagar chegarei Aqui

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Preciso fazer o melhor só por hoje



"Como começo para ter um estilo de vida mais saudável?"

Um bom caminho é começar a estabelecer pequenas metas ao invés de objetivos muito ambiciosos que não será capaz de alcançar.

Por exemplo, ao invés de estabelecer o objetivo de perder 10 kg nos próximos 6 meses, tenha pequenas metas para uma alimentação mais saudável e realizar mais atividade física.

Você pode decidir trocar suas rosquinhas do café-da-manhã por cereais, ou começar a usar as escadas ao invés do elevador no trabalho.

O importante é começar!

Quanto tempo eu não me encarava no espelho, ou usava um batom, cuidava do meu cabelo. Não gostava de quem eu via refletidono outro lado, mas também não fazia nada para mudar o que estava ali diante de mim e me deixava arrasada.

Então um belo dia resolvi mudar aquela imagem horrorosa que tanto me amedrontava.

E decidi que só por hoje preciso fazer o melhor por mim! Um dia de cada vez, um passo por vez.

Tentei seguir dietas, regras mas percebi que não estava indo muito bem com isso, quando no final do dia ia fazer o saldo, contar pontos, notas, calorias eu percebia que ficava muito ansiosa, estressada, achava que tinha esquecido alguma coisa, que não estava contando direito, nem sempre conseguia contar e anotar o que comi e percebi que isso estava influenciando negativamente no processo então resolvi parar com isso tudo e partir para outras estratégias.

A parte da tarde para noite é quando eu tenho mais fome aí já viu, fome, ansiedade, chateação, caraca é punks segurar a vontade de comer um doce, um biscoito.

Mudei minha estratégia pois sempre devemos procurar o melhor para chegar onde queremos, voltei a fazer o que eu comecei em fevereiro de 2007 com 83 kilos e me ajudou a eliminar quase 10 kilos até setembro de 2007.

O que eu adotei e me ajudou muito:

- Comecei a ler revistas sobre alimentação saudável, dietas, bem star, boa forma, etc

- Fazer receitas com baixas calorias,

- Assistir programas sobre o assunto e conhecer histórias de pessoas que conseguiram mudar sua alimentação, seus pensamentos, sua vida e comecei a aprender,

- Leio e uso ensinamentos da dieta dos pontos, vigilantes do peso, calorias inteligentes, etc, com elas consigo saber quais alimentos tem menor valor calórico, a que grupo de alimentos pertencem e uso a favor da minha caminhada para uma vida mais saudável,

- Inserir pequenas modificações ao meu dia,

- Reduzi tudo o que comia a 1/3,

- Reduzi e praticamente parei de ingerir doces, refrigerantes, frituras, massas, carboidratos,

- Modificar e planejar as compras de alimentos,

- Ingerir mais sucos, vitaminas, chás e principalmente água,

- Usar mais o grill, comer mais frutas, legumes, verduras,

- Aprender sobre o que são alimentos funcionais,

- Comer mais alimentos integrais,

- Usar aveia, linhaça, iogurte, queijo magro,

- Mastigar mais devagar e mais vezes, saboreando a comida (inclusive agora estou cronometrando o tempo que levo para comer),

- Respirar mais e de maneira correta,

- Planejar e organizar meu dia, no dia anterior,

- Ingerir o café da manhã até 8h 30m (nem sempre consigo, ás vezes é mais tarde),

- Visitar os blogs e site para ter incentivo, conhecer pessoas com o mesmo objetivo, conhecer novas dicas (não tenho feito ultimamente),

- Seguir o plano alimentar do dia, inclusive respeitando os horários,

- Lembrar e comer o lanche da tarde em um horário que eu não fique muito tempo sem comer até chegar em casa,

- Manter todas as ações dá semana também no final de semana.

Eu preciso incluir exercícios físicos nestas ações, está um pouco difícil mas não impossível, acordo 5h 45m saio de casa 6h 30m e só volto as 20h, 21h, iniciar uma caminhada já seria de grande ajuda estou elaborando como fazer isto, os dias que chegar mais cedo em casa, ou após as 21h, ou abdominais, estou pesquisando exercícios para fazer dentro de casa.

Adeus ao sedentarismo com caminhada - Benefícios da caminhada

-Controla o cansaço, a ansiedade e a insônia;
-Aumenta a auto-estima e o condicionamento físico;
-Melhora o humor, a fadiga e o estresse;
-Fortalece a musculatura;
-Estimula todo o sistema cardiocirculatório;
-Previne a osteoporose;
-Ajuda no emagrecimento e no controle do peso;
-Aumenta a imunidade contra doenças.

Para onde você olhar tem exercício!

É fácil encontrar exercícios.
Na verdade, ele está onde quer que você olhe. Tudo o que você tem que fazer é encontrar maneiras de movimentar braços e pernas e parar de apoiar-se em coisas como pedais e botões de elevador.

Eis algumas atividades que você pode fazer para acrescentar alguns exercícios em seu dia:

• Experimente caminhar pelo seu bairro. Que bela maneira de relaxar, meditar e planejar o dia seguinte. Você vai se surpreender como é fácil tirar o estresse e os aborrecimentos da mente, simplesmente passeando e curtindo a paisagem.

• Faça alongamento em sua cadeira. Encolha e torça para ter mais conforto e fazer o sangue circular. Encolha os dedos dos pés. Estique os braços sobre a cabeça de um lado para outro.

• Vai subir? Não use o elevador aplicando a regra “dois pra cima, quatro pra baixo”. Nunca use o elevador para subir dois andares ou menos, ou descer quatro ou menos.

• Force os músculos sempre que for abrir uma lata ou carregar um livro. Levantando itens moderadamente pesados, como esses, algumas vezes por dia, é o mesmo que fazer exercícios levantando pesos.

• Tire o pé do acelerador e ponha-o na estrada. Transforme as viagens diárias de carro em refrescantes e energizantes caminhadas. Ou, se tiver que dirigir, estacione num ponto distante, no estacionamento, para ter que andar bastante. Você evitará ter que brigar por uma vaga.

2 comentários:

Fênix disse...

Muito bem...e assim vamos nós, e logo estaremos na nossa meta.
Agora menina, que lugar lindo é esse aí de cima...quero um igual.
Beijocas e boa quinta feira.

Luciana disse...

Viviane, que cantinho lindo!!!
Gostei muto.....
Vim conhecer o blog e agradecer a sua visita...
Beijos
Lu